WINDOWS 10 – Download Do Novo Windows

00_diversos_blog

O NOVO SISTEMA DA MICROSOFT ESTÁ LIBERADO:

O novo Windows 10, sistema operacional da Microsoft teve sua liberação para download nesta quarta feira 29. O tão aguardado sistema surge 2 anos após o lançamento do Windows 8.1, que recebeu como sempre elogios e criticas sobre suas funcionalidades e desempenho.

A principal polêmica e critica sobre o Windows 8  foi o botão Iniciar que retornou ao sistema na versão 8.1, mas sem as mesmas funcionalidades dos sistemas anteriores. O que não agradou muitos aos usuários. A nova versão 10 do Microsoft Windows promete atender e solucionar problemas relativos a usabilidade e segurança, muito criticados nas versões anteriores.

Na versão 8.1 do Windows ocorreu uma falha grave descoberta pela equipe de pesquisa e segurança Project Zero da Google, que “falou para o mundo” sobre a falha do Windows antes de informar a Microsoft sobre o problema. O que claro, gerou desavença e troca de farpas entre os 2 Gigantes Google e Microsoft.

NOVIDADES DO WINDOWS 10:

O Windows 10 pretende unificar computadores, tablets e smartphones e seus aplicativos devem seguir essa mesma “filosofia” de mobilidade, confiança e interação natural.

Exemplificando essa “filosofia proposta”, poderia-se começar um trabalho na rua em um smartphone e ao chegar em um local mais adequado, continuar trabalhando em um tablet ou computador naturalmente sem muita ou nenhuma complicação. Aparentemente utópica, essa “filosofia” é a aposta da Microsoft em seu novo Windows 10. Algumas novidades do novo Windows 10 chamam mais a atenção nesse primeiro momento de apresentação e lançamento do produto:

– Adeus Internet Explorer:

O Microsoft Edge é o novo navegador da Microsoft que chega com novidades interessantes como a possibilidade de fazer anotações na tela e navegar com mais velocidade na internet. Apesar de ter sido intitulado como o “sucessor do Internet Explorer“, a Microsoft começou um novo browser do zero. O que deu resultado se observarmos o desempenho do Edge em comparação a outros navegadores como o Firefox e Chrome, atualmente os mais utilizados.

– Assistente virtual Cortana:

A assistente pessoal Cortana estará presente no Windows 10, e poderá ser acionada e responder comandos de voz. Cortana pode entre outras coisas fazer pesquisas, identificar musicas, abrir aplicativos, responder perguntas como por exemplo, informações sobre o tempo e etc.

Sua “base de conhecimento” será a Internet e motores de pesquisa que servirão para que “ela” tenha respostas para perguntas diversas do usuário.

– O botão Iniciar:

O polêmico botão iniciar está de volta, repaginado e com seu menu dividido em 2 partes: uma traz os ícones dos programas mais utilizados como acontecia no Windows 7, mostra opções de recursos do sistema incluindo o botão de desligar e suspender. A outra parte contém ícones de apps no “estilo de caixinhas”, uma herança do Windows 8. O novo menu iniciar também pode ser personalizado conforme o interesse do usuário, podendo este adicionar caminhos para tarefas diárias e etc.

– Atualização automática:

Mal saído do forno o Windows 10 já tem a polêmica da vez: as atualizações serão automáticas e “a força“, ou seja, mesmo que você não queira as atualizações serão feitas. Segundo a Microsoft essa mudança drástica na política de uso do Windows se deve ao fato de ” possibilitar um maior controle sobre as atualizações e garantir assim a estabilidade e segurança do mesmo”. Essa “nova ideia” já é alvo de reclamações e criticas dos participantes do programa Insider com placas gráficas da NVIDIA. A reclamação é que sendo forçada a atualização, drivers de placas em teste são substituídos e isso causaria um tremendo problema.

Para resolver esse “problema” a própria Microsoft disponibilizou antes mesmo do lançamento oficial do Windows 10, uma ferramenta que oculta ou impede a atualização de drivers chamada de “Show or Hide updates“. Você pode fazer o download desta ferramenta clicando aqui.

 

Como impedir a atualização automática do Windows 10

COMO ATUALIZAR PARA WINDOWS 10:

Eu não preciso lembrar que atualizar o sistema operacional de uma máquina é obviamente bastante “perigoso” e deve ser feito com bastante cautela. Muitas coisas podem parar de funcionar, ou você pode ser “vitima da própria novidade”, pois não se sabe quais os “furos” que o “novo brinquedo” pode conter. Outro fato muito importante é que sua máquina precisa ter os requisitos mínimos para a instalação do Windows 10. Lembrando também que os “requisitos mínimos” significa que você poderá instalar, mas por serem mínimos pode acontecer que as novas funcionalidades e recursos não sejam totalmente percebidos de fato. Se você entende isso e quer testar, siga as informações a seguir:

De inicio o novo Windows 10 será disponibilizado em fases, sendo os primeiros da fila a receberem atualização os participantes do programa Windows Insider, para que possam fazer seus comentários e dar suas impressões oficiais sobre o produto. A segunda fase será a distribuição para que fez a reserva em 1 de Junho, quando a Microsoft anunciou a data oficial de lançamento do sistema. Por ultimo a terceira fase será para quem não é Insider ou não fez a reserva. Essas fases dizem a respeito de usuários que poderão ser os primeiros a utilizarem e instalarem o sistema gratuitamente. Outros interessados deverão comprar uma licença de uso que nos EUA custa $119 para a versão domestica (Home) e $199 a versão Profissional (Professional).

mensagem de update para windows 10

 

Todos os incluídos no programa Windows Insider e os que fizeram a reserva serão avisado automaticamente quando a atualização estiver disponível assim que ligarem o computador. Mas prepare-se para a espera do aviso, porque isso pode levar semanas para acontecer.

Para quem não quer esperar, pode ser feito o download e instalação do Windows 10 usando o Windows Media Creation Tool clicando nesse link.

Esta matéria teve o foco em passar uma visão geral da “onda Windows 10”. O Windows 10 já foi lançado, já há polêmicas, novidades e promessas. Resta agora a “voz do povo” e o uso do mesmo no dia a dia decidir se a Microsoft desta vez “acertou a mão” ou não.


 

Desde 2005 fornecendo qualidade.