WORDPRESS THEMES – Temas Para WordPress. Introdução.

temas para wordpress


O QUE É WORDPRESS?

O WORDPRESS é um gerenciador de conteúdo para web sendo um dos mais usados tanto para publicações pessoais quanto para web sites profissionais e corporativos. Apesar de ser mais dedicado a publicação de conteúdo, muitos sites usam o WordPress como parte principal ou até mesmo o próprio site em si. É uma ótima opção no que ele se propõe: gerenciar conteúdo.

O QUE SÃO TEMAS?

Temas ou Templates (em inglês) como alguns chamam, são modelos pré concebidos de formatação visual e conteúdo para o WordPress. Existem infinidades de modelos disponíveis que podem servir tanto para dar um aspecto visual mais elaborado e bonito, quanto organizar melhor a forma como o conteúdo é exibido e distribuído na página.

Os temas são a parte de “organização visual” do gerenciador de conteúdo WordPress. Eles darão um formato gráfico e organizado para o conteúdo do site. Podemos imaginar que os temas estão em uma “camada superior” e logo abaixo está o CMS do WordPress, gerenciando e armazenando as informações que pretendemos exibir e disponibilizar para os visitantes.

Os temas são criados por designers gráficos e de conteúdo, que constroem os mesmos baseados em um determinado interesse como por exemplo, “beleza visual”, melhor demonstração de conteúdo, registrar um padrão de marca ou conceito visual e assim por diante. O conjunto de arquivos criados (imagens, )para construir o tema é chamado de Arquivos de Modelo e é feito um “pacote” com os mesmos para que você possa instalá-lo no WordPress

TIPOS DE TEMAS PARA WORDPRESS:

O conteúdo de um site pode ser visualizado em vários dispositivos diferentes como celulares, tablets ou desktops. Baseados nisso podemos separar os temas em 2 tipos: temas responsivos e temas não responsivos.

Os temas responsivos são modelos que se adaptam a visualização da tela automaticamente. Com esse tipo você pode criar uma página e esta se ajustar automaticamente conforme a tela ou dispositivo que o visitante usar para acessar seu site. Desta forma o layout e informações no site estarão sempre melhor adaptadas a visualização.

Temas não responsivos tem sua formatação de layout fixa e não se adaptam ao tamanho da tela. Esse tipo de modelo é utilizado quando precisamos que determinadas informações sejam exibidas em uma forma única e especifica por exemplo.

COMO ESCOLHER TEMAS PARA WORDPRESS:

Quando se escolhe um tema para o WordPress, deve-se levar em consideração os aspectos a seguir:

  • Exibição de conteúdo: tente escolher um tema que exponha o melhor possível o conteúdo de seu site. Assim os visitantes poderão achar facilmente as informações que procuram. Esse “conforto” para quem visita páginas na Internet é importante. Essa tarefa de “facilitar ” e “organizar” o conteúdo chama-se design de conteúdo.
  • Identidade visual: existem temas muito bonitos para WordPress, mas ser bonito não quer dizer que ele sirva para você. O projeto do site de seu produto ou empresa ou mesmo seu site pessoal possuem uma identidade visual e é isso que seus visitantes devem perceber ao entrar seu site. Procure escolher temas que sejam mais direcionados ao contexto da identidade visual de seu projeto. Observe cores, formas, a maneira como é distribuída graficamente a informação e etc. Dê preferência sempre para algo limpo, leve e sem poluição visual. Não adianta termos um site lindo se o visitante tem que perder tempo, “aprender e descobrir” como usá-lo. Da mesma forma que um site muito simples com muita informação ao mesmo tempo, atrapalha e “espanta”. Em resumo o segredo do “sucesso” em um tema para WordPress é o equilíbrio entre beleza, informação e navegabilidade.

 

CUSTOMIZANDO E MODIFICANDO TEMAS:

Você pode alterar um tema modificando os locais onde determinada informação aparecerá como textos, imagens, vídeos e etc. Mas nem todos os temas podem ser modificados facilmente ou sem que este perca seu propósito e “encanto”. É comum pessoas escolherem temas, e depois modificarem, modificarem e modificarem e quando chegam a um resultado final, mal se percebe mais o tema em si e seu propósito original. Nesse caso gasta-se muito menos tempo e esforço construindo um modelo próprio. Em um próximo post pretendo dar noções sobre como criar templates para WordPress.

ÓTIMOS SITES PARA TEMPLATES:

Themeforest: http://themeforest.net
Mais de 5.300 Temas (templates) para WordPress separados por categorias diversas. Você pode ainda testar os temas, fazer modificações e ver como ele ficaria após personaliza-lo. Todos os temas desse site são de muito boa qualidade.

theme_forest_pagina

Templatemonster: http://www.templatemonster.com
Como o próprio nome já indica, este site possui nada menos que mais de 30 mil modelos, sendo mais de 1600 somente para WordPress, selecionados em mais de 200 categorias de assunto. Sem duvida você encontrará algum modelo que se encaixe nas suas necessidades. templatemonster

Colorlib: http://www.colorlib.com
A característica desse site é que além de oferecer temas grátis para wordpress, ele também possui informações de grande interesse sobre configurações e dicas pra o WordPress.

colorlib_site

WordPress.org: http://wordpress.org/themes
Site oficial do WordPress com diversos temas e informações sobre o assunto. Este site dispensa comentários.

wordpress

Bem, se você era leigo, agora você já tem algum conhecimento para escolher temas para seu WordPress e locais para fazer pesquisa de modelos. Em uma próxima matéria falarei sobre diferenças entre temas responsivos e não responsivos assim como customizar modelos para WordPress.


Desde 2005 fornecendo qualidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *