SEO – A Corrida Para o 1º Lugar.

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O QUE É SEO?

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) e é praticamente o conceito mais aplicado quando se trata do “marketing” para ferramentas de pesquisas na Internet. Basicamente o SEO utiliza ferramentas de medição e de monitoramento da internet para determinar o que e como as pessoas pesquisam sobre um determinado assunto.

A partir da análise dos resultados obtidos usando programas para SEO, o conteúdo e código do web site é formatado para ser exibido em uma posição privilegiada quando alguém faz uma pesquisa nos motores de busca como Google, Yahoo, Bing e etc. A premissa do SEO é simples: se você aparece primeiro, você é melhor.

O SEO é voltado especificamente para “atrair a atenção” de motores de pesquisa, ao contrário do Neuromarketing que é voltado para “atrair a atenção” dos visitantes de um web site. Apesar de ser “invisivel” para visitantes e até para donos de web sites, o SEO é importante e fundamental para que seu web site e projeto esteja visivel e seja localizado na Internet. Pois “quem não é visto não é lembrado”.

SEO E AS PESQUISAS NA INTERNET:

Para compreender o SEO você precisa entender primeiro as pesquisas de internet. Basicamente você escolhe um motor de busca (ex:Google, Yahoo, Bing) e digita uma frase ou palavra e resultados aparecem. É assim que os usuários encontram coisas. E para selecionar quem vai aparecer primeiro nos resultados das pesquisas, existem algoritmos e programas muito sofisticados e inteligentes que vão levar em consideração dezenas, ou até centenas de parâmetros e informações da sua página para criar o rank de resultados e determinar quem está na frente e quem não está.

O resultado exibido em uma pesquisa é uma base de dados do motor de pesquisa que utilizamos e não a página em si. Para que o web site esteja nessa base de dados de pesquisa, os motores de busca possuem programas chamados de robôs, que varrem a internet atrás de sites. Uma vez localizado um web site, o robô faz a varredura deste e informa o motor de busca tudo sobre o web site. Conforme as informações recebidas do robô é que o motor de busca classificará seu site em uma pesquisa, fazendo-o aparecer primeiro que outros ou não.

EMPREGO DO SEO EM WEB SITES:

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Depois de construido e publicado vem a parte de SEO de um site. A primeira análise é “como ele é visto” pelos motores e robôs de busca e qual sua posição em pesquisas relativas ao conteúdo e objetivo do mesmo. A seguir alguns exemplos que podem ser considerados fundamentais no SEO:

– Palavras chaves:

São palavras que traduzem o contexto e conteúdo de seu site. São elas que os motores de busca localizam e usam como base para classificar e registrar seu site. Escolher palavras chaves corretas é muito importante pois elas são como “anzóis” para os motores de busca.

– Meta Tags:

São comandos dentro do código da página (HTML) que dão instruções especificas para os motores de busca como por exemplo: titulo da página, descrição, idioma, caminho e comportamento dos robôs de pesquisa e etc. Estas informações servirão para classificar onde o web site será “guardado”. Conforme o tipo de Meta Tag cada página é classificada dentro de um contexto próprio como os exemplos dados.

– Conteúdo:

Motores de pesquisa “leem” o conteúdo e levam em consideração muitos fatores para determinar se uma página “é boa” ou não. Dentre muitos outros, a seguir cito alguns pontos que todos os motores de pesquisa e robôs levam e consideração para classificar as paginas:

Links e texto âncora: dentro do texto de conteúdo use links que sejam relevantes ao conteúdo que eles apontam. “Clique aqui” não diz nada, mas saiba sobre revenda é relevante a página do link e isso já é considerado por robôs de busca.

Link amigável, URL Semântica ou Friend URL: as URLs uma forma de classificar melhor suas páginas é utilizando endereços que contenham palavras chaves relativas ao conteúdo da página. Ao invés de usar um endereço como: http://www.myway.com.br/site/paginas/hospedagem.html use http://www.myway.com.br/hospedagem-de-sites/.

Identificar todas as imagens: sempre identifique imagens preenchendo o texto alternativo com uma frase ou palavras que indicam o conteúdo do site. Nome de imagens e sua relação com o conteúdo também são analisados pelos robôs de pesquisa.

Densidade de palavras chaves: a quantidade que uma determinada palavra-chave aparece em um texto. Essa quantidade é medida e pode ser tomada como referência para seu posicionamento em pesquisas.

BLACK HAT, WHITE HAT E PENALIDADES:

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Em tese o SEO é uma forma de manipular resultados de pesquisa de forma que você obtenha vantagens, isso é óbvio, porém existem formas éticas e sujas de se utilizar o SEO chamados de Black Hat e White Hat. (Chapéu Negro e Chapéu Branco). Nomes que vem de uma alusão a “mágica” feita pelo SEO.

WHITE HAT: seguir as diretrizes dos mecanismos de busca e desta forma obter melhores resultados no rank de pesquisa.

BLACK HAT: saber das diretrizes dos mecanismos de busca, seu funcionamento e superdimensionar as técnicas de SEO para “enganar” os algoritmos e motores de pesquisa obtendo assim vantagem.

Não vou entrar no mérito da utilização ou não do Black Hat, mas é bom saber que o uso de técnicas Blach Hat é penalizado pelos motores de busca. E uma vez que seu site ou página for identificado contendo táticas e técnicas de Black Hat, ele pode até “desaparecer” das pesquisas, ou nunca mais ter uma boa classificação boa.

FERRAMENTAS E PROGRAMAS PARA SEO:

Existem diversos programas para SEO e cada um oferece uma vantagem de uso. Alguns programas e ferramentas bastante utilizadas são relacionadas a seguir:

SEO QUAKE – http://www.seoquake.com: Instala uma barra no browser onde pode-se medir instantaneamente o page rank de uma página, o index dela no google entre outras informações uteis.

Google Webmastershttp://www.google.com/webmasters/tools: diversas ferramentas e estatísticas para que você possa fazer medições e pesquisas sobre palavras chaves, rank de links e etc. Desenvolvida pelo Google.

Bing Webmasters Tools – http://www.bing.com/toolbox/webmaster: ferramenta para webmasters desenvolvida pelo motor de busca Bing. Possui muitas ferramentas para SEO e testes em sites.

SEMRUSH http://www.semrush.com: uma ferramenta online completa que testa diversos aspectos do seu site como teta tags, rank nos motores de busca, densidade de palavras-chaves e mais. Relatórios gráficos de fácil entendimento.

Hoje o SEO é uma atividade especifica no mundo da Internet, e há até empresas que se dedicam especificamente a essa atividade. Esta matéria teve como foco explicar a base da mecânica de SEO e uma visão geral de como e porque otimizar web sites para motores de pesquisas na Internet.


 

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