MATERIAL DESIGN – O Que é e Sua Aplicação.

00_webdesign_blogO QUE É MATERIAL DESIGN?

Material Design é uma nova concepção e proposta de design criada pela gigante Google para a  criação de front-end  de aplicações e web sites. Tornando-as mais amigáveis, intuitivas e facilitando a utilização e visualização das mesmas em computadores e dispositivos móveis.

Outra característica importante desta concepção do Material Design (MD) é criar uma experiência “mais real”, ou seja, fazer com que as aplicações e sites tenham interações de respostas e acessibilidade mais parecidas com as que temos com objetos do mundo real.

Para exemplificar vamos imaginar uma folha de papel: pode-se escrever, desenhar, dobra-la, escolher qual lado uma determinada palavra ou imagem pode ser colocada e assim por diante. Você também pode coloca-la em cima de outras folhas, guarda-la entre outras coisas.

Uma folha de papel real também possui sombra e volume e pode ser “manipulada” no espaço físico. O Material Design incorpora essa experiência e conceito de 3 dimensões em suas funcionalidades e componentes de design.

A ideia de “imitar uma folha de papel física” e a forma como nós a utilizamos é a base conceitual do Material Design. E assim como a simplicidade de usar um papel, a utilização de aplicações e sites também se tornam simples, mais atrativos e intuitivos.

O melhor exemplo de aplicação que utiliza o Material Design em sua interface é o WhatsApp, que mudou por completo seu design e passou a utilizar MD. E levando-se em consideração que usuários da “geração móvel” utilizam celulares e tablets para estarem conectados a web, adaptar um site e aplicação para visualização e uso em multi dispositivos automaticamente é a melhor opção de front-end.

COMO FUNCIONA O MATERIAL DESIGN?

O Material Design foi apresentado ao mundo em 2014 pelo Google e as vantagens de se redefinir o visual de aplicativos e web. Vários aplicativos aderiram ao Material Design, como por exemplo, já citado WhatsApp.

Basicamente o Material Design é uma “biblioteca” disponibilizada pelo Google que possui os itens para desenvolver interfaces no conceito MD. O vídeo a seguir demonstra bem a fluidez, conceito tridimensional e interação intuitiva do Material Design.

 

 

O Google criou ferramenta para introduzir o Material Design em websites, chamado de Material Design Lite (MDL).

O Material Design Lite, ou MDL como é chamado não depende outras frameworks JavaScript e é extremamente leve, tendo apenas 27Kb em seu arquivo de dependência.

Assim como qualquer outro framework, o MDL oferece uma documentação e vários exemplos para facilitar a aplicação em web sites. O design no conceito e estilo MD já está presente no Google Drive, Google Calendar e Gmail, e etc.


Desde 2005 fornecendo qualidade.