CPANEL – Como Administrar Seu Site Parte 1

00_cpanel-blog
O QUE É O CPANEL?

O cPanel é um painel de controle onde você pode administrar, gerenciar e configurar sua conta de hospedagem. Através dele pode-se criar contas de email, subir arquivos, criar bases de dados, saber estatísticas sobre visitas e tráfego em suas páginas, controlar a segurança e muito mais coisas necessárias e importantes em um site de Internet. Esta é a primeira matéria de várias explicando e demonstrando como usar o cPanel para obter o máximo de desempenho e qualidade em seu site e hospedagem.

Primeiros passos do cPanel:

Quando se hospeda uma página são necessários alguns ajustes iniciais para dar inicio a publicação de seu site Nessa matéria faremos os seguintes passos:
– Conhecer o gerenciador de emails e criar uma conta de email
– Conhecer o gerenciador de respostas.
– Responder mensagens automaticamente.

Normalmente cria-se primeiro as contas de email do site. O motivo é que esse processo é bastante simples. E uma vez concluído você já pode começar a utilizar seu email e distribuir esse endereço para seus clientes e pessoas que desejam entrar em contato com você. É uma forma de “anunciar” seu site e sua “presença” na Internet.

cPanel – CRIANDO CONTAS DE EMAIL:

Para criar conta de emails siga os passos:

1 – Loge em sua área de hospedagem MyWay.
2 – Clique em Contas de email.
3 – No campo Email, escreva o nome da cota de email. Exemplo: atendimento, suporte-técnico, recursos-humanos, pedidos, e etc. Uma dica é que você coloque um nome de conta que diga exatamente a finalidade dela. Se você precisar usar mais de uma palavra, use sinal de menos (-) separando as palavras, o endereço de email ficará mais legível.
4 – No campo senha e confirmar senha escolha uma senha que você ache segura para a conta de email. Um marcador testará a segurança de sua senha determinando se ela é fraca ou forte.
5 – Na caixa cota da caixa de correio você pode escolher quanto de espaço a conta de email terá. Uma dica é saber qual a finalidade dela. Se for para simples contato, você pode reservar um espaço pequeno como 50 mega. Se for uma conta utilizada para receber arquivos e anexos diversos, você pode colocar um espaço grande para a conta.
Caso você não saiba deixe no padrão da conta que é 250MB.

Pronto sua conta de email está criada e você já pode usá-la.
Repita esse processo para criar quantas contas de email você precisar.

CPANEL – RESPOSTAS AUTOMÁTICAS PARA EMAILS: Confiança de seus clientes.

A Internet por natureza é ágil e rápida. Quem envia um email normalmente gosta de saber se você recebeu corretamente, quanto tempo será respondida e etc. Você pode usar o recurso de resposta automática, para informar quem enviar mensagens a você que a mesma foi recebida e mostrar um bom atendimento a quem entra em contato com você.
Respostas automáticas também servem para informar sobre férias e outras coisas para quem envia emails para você. É um recurso muito útil e mostra eficiência de atendimento a clientes e visitantes de sua página ou site.

CONFIGURANDO RESPOSTAS AUTOMÁTICAS:

Siga os passos a seguir para criar respostas automáticas:

1 – No cPanel, clique em respondentes automáticos.

cPanel, email, WHM, configuracao

2 – Na tela seguinte clique no botão “Adicionar respondente automático”.

como configurar o cPanel e emails

3 – Preencha os dados dos campos e depois clique no botão “Criar/Modificar”

respostas automaticas, email, e-mail, cPanel, hospedagem, revenda

A partir de agora todos os emails que chegarem na conta de exemplo “pergunta-clientes” serão respondidos automaticamente a quem enviar. Isso da mais profissionalismo e demonstra preocupação ao bom atendimento dos visitantes ou clientes de seu site.

Na próxima matéria sobre cPanel , vamos ver como gerenciar arquivos através do cPanel e publicar seu site.


Desde 2005 fornecendo qualidade.