15 Dicas para Escrever Textos.

00_criacaodesites_blog

Escrever textos para a internet exige alguns conhecimentos básicos sobre como a Internet funciona e como as pessoas usam computadores para ler. Um texto que fica confortável e bom em uma folha de papel, pode tornar-se ruim quando colocado na Internet. Existe uma dinâmica especifica para textos direcionados a leitura por computador. A seguir dicas para que seus textos fiquem da melhor forma para a leitura e uso na Internet:

1) Divida seu texto em parágrafos. Isso facilita a leitura e torna o texto menos “pesado” ao ler.

2) Use frases curtas. Você pode falar de forma simples e passar a informação que importa sem a necessidade de ficar rebuscando o texto.

3) Seja objetivo e concentre-se no propósito do texto em si. Evite abrir muitas possibilidades e exemplos, isso dispersa o leitor.

4) Evite repetir a mesma palavra diversas vezes porque isso “cansa” a leitura e enfraquece o texto.

5) Fuja ao máximo de abreviações, pois empobrece o texto. Dependendo da abreviatura, você economiza na palavra mas gasta na explicação da mesma.

6) Evite “estrangeirismos”. Procure usar palavras equivalentes ou do idioma que você usa para o texto.

7) Use uma linguagem adequada ao público que o texto interessa. Não use gírias nem  uma grafia vernacular. Use o bom senso.

8) Não utilize muitas citações nem muitos parênteses porque isso dificulta o entendimento durante a leitura.

9) Evite redundâncias durante o texto. Não há necessidade de falar a mesma coisa de duas formas diferentes.

10) Verifique a ortografia diversas vezes. Erros ortográficos podem passar invisíveis as vezes mesmo depois de lermos diversas vezes.

11) Faça seu texto com antecedência. Depois aguarde um tempo ou alguns dias e o releia. Isso ajuda a “limpar a mente” e melhorar nossa avaliação do mesmo.

12) Faça uma pesquisa antes de escrever sobre algum assunto. Isso ajuda a você não falar exatamente a mesma coisas que muitos outros já disseram.

13) Use imagens quando necessário. As vezes uma imagem poupa explicações exageradas.

14) Use fontes e um fundo agradável para a leitura. Evite cores e fundos que atrapalhem a leitura.

15) Utilize links como fontes de referência e que possam dar mais informações sobre o assunto que você fala se isso for necessário.

Essas 15 dicas são apenas uma parte do trabalho de web writer para gerar conteúdo. A próxima fase depois que o texto for concluído é aplicar conceitos de textos de Internet, mas voltados a SEO e visualização de motores de pesquisa. Você pode ler sobre SEO neste artigo: SEO – A Corrida Para o 1º Lugar.

Desde 2005 fornecendo qualidade.